Olá, pessoal!
Hoje vamos falar de um assunto muito sério: os desafios na internet. De tempos em tempos surgem brincadeiras e desafios que acabam parando em algum site de compartilhamento de vídeos e estimulando outras pessoas a fazerem a mesma coisa. Teve o desafio do balde de água com gelo, por exemplo, que até tinha inicialmente um propósito nobre de conscientização sobre uma determinada doença. Porém há outros desafios em que as pessoas colocam sua integridade física e até a vida em risco. Um exemplo disso, foi recentemente nos EUA com o "Tide Pods Challenge". Essa brincadeira, na verdade, não tem nenhuma graça e coloca em risco a vida de crianças e adolescentes que resolvem topar o desafio. Esse desafio consiste em comer os famosos "tide pods", que são como que cápsulas contendo produto para lavar roupas. Isso mesmo que você leu: comer detergente, por assim dizer. Só que essas substâncias são tóxicas e pode olhar aí nas embalagens dos produtos de limpeza aí na cozinha ou no banheiro que você vai ver um aviso parecido como "MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS". Ora, o motivo é óbvio. Uma criança ingerir algo assim vai parar no hospital. O mesmo pode acontecer - e já aconteceu - no caso dos Tide Pods. Imagino que seja um ótimo produto para lavar nossas roupas, porém não foi fabricado para consumo como se fosse alimento. No ano passado aproximadamente 10.500 crianças abaixo de 5 anos e 220 adolescentes foram expostos a essas substâncias e em aproximadamente 25% desses casos foram intencionais(isso que você leu...não foi acidente...quiseram ou foram induzidas a ingerir). Já em 2018, nos primeiros dias do ano(ainda nem fechamos o mês de Janeiro) já são 37 casos, sendo metade deles intencionais. Então amigos, compartilhem com seus parentes, familiares, colegas e amigos. Informação nunca é demais. Não tente nem estimule ninguém a participar do desafio dos tide pods. A vida é muito mais importante do que um punhado de views.
Segue abaixo, nosso podcast explicando exatamente isso e alertando sobre os riscos dessa brincadeira que não tem a menor graça.
Referência / fonte:
https://www.washingtonpost.com/news/to-your-health/wp/2018/01/13/teens-are-daring-each-other-to-eat-tide-pods-we-dont-need-to-tell-you-thats-a-bad-idea/?utm_term=.cf016a66e7c9