30 ANOS DE STREET FIGHTER II
STREET FIGHTER II completa 30 anos. Parece que foi ontem. Parece que
foi ontem que havia muitos fliperamas e que eles viviam abarrotados por
causa de uma certa cabine de arcade. Aliás você já viu uma fichinha de
fliperama?
Foi definitivamente um marco na história dos jogos de luta.
Que tal umas curiosidades sobre o jogo?
NOMES IMPORTAM
Quando chegou a hora de lançar Street Fighter II no ocidente
esbarraram em uma situação inusitada. Um dos personagens era inspirado
no Mike Tyson. Era justamente o boxeador no jogo e tinha nome de “Mike
Bison”. O receio era de enfrentar ações na justiça por causa disso.
Solução? Trocar os nomes dos personagens. Não, não inventaram um nome
novo.
Fizeram questão de manter os nomes dos chefões do jogo. Ficou assim:
SAGAT manteve seu nome tanto na versão original japonesa quanto nas versões ocidentais
BALROG passou a ser chamado de VEGA nas versões ocidentais
VEGA passou a ser chamado de M. BISON nas versões ocidentais
E o MIKE BISON PASSOU A SER CHAMADO DE BALROG
A imagem abaixo ajuda a ilustrar isso:
MUITAS VERSÕES DE STREET FIGHTER 2
Foi um grande estrondo quando saiu o jogo nos arcardes. Foi tão grande que ofuscou a versão inaugural do jogo(falaremos mais sobre Street Fighter mais na frente). Logo saíram versões com pequenas mudanças ao longo dos anos 1990 e que também foram adaptadas para os consoles. Afinal, quais são as versões “canônicas” de Street Fighter II?
STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR
Em fevereiro de 1991 foi lançado o STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e trazia “apenas” 8 lutadores jogáveis: Ryu, Ken, E.Honda, Chun-Li, Dhalsim, Zangief, Guile e Blanka, conforme ilustração abaixo:
STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION
Em 1992 foi lançada a versão STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION. Com ela, além dos 8 personagens já mencionados foram acrescentados os 4 chefões do jogo. No Mega Drive/Genesis foi lançado com os nomes de STREET FIGHTER II’: SPECIAL CHAMPION EDITION e STREET FIGHTER II’ PLUS: CHAMPION EDITION no Japão.
STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING
Ainda em 1992 foi lançada a versão STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING, que inclui seleção de velocidade e novos golpes para os personagens. Foi lançado para Mega Drive/Genesis e SNES, havendo enorme vantagem para o Mega Drive/Genesis com muito mais estrelas de aceleração do jogo.
SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS
Finalmente chegamos ao grandioso lançamento de SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS em 1993. Acrescenta mais 4 novos personagens e cenários ao jogo. Além de uma mudança nas artes de várias telas do jogo e também as cores dos personagens, uma cor diferente para cada botão. Foi o primeiro jogo da CAPCOM a utilizar a igualmente lendária placa CPS-2.
Eis os newcomers:Thunder Hawk, Fei long, Cammy, Dee Jay.
A versão de Mega Drive/Genesis recebeu um mega cartucho de 40MB!
SUPER STREET FIGHTER II TURBO
Em 1994 finalmente chegamos ao SUPER STREET FIGHTER II TURBO.
Além de todas as mudanças que vimos na versão anterior, também
utilizando a placa CPS-2, trouxe um personagem misterioso chamado Akuma.
Também trouxe mudanças na forma de jogar, com novos combos (super
combos) e combos aéreos. Passou a haver uma barra que você deve acumular
para usar esses movimentos especiais novos. Essa versão é um adeus
oficial à geração Genesis/Mega Drive/SNES, que dominou a cena durante
boa parte dos anos 1990.
Desse ponto em diante a franquia passou a ser lançada para 3DO, SEGA Saturn e Playstation,etc…
Ainda em console dos anos 1990 saiu também para Dreamcast (Super Street Fighter II X for Matching Service).
DA CONFUSÃO SURGE A OBRA PRIMA
Nem todo mundo sabe, mas a produção de Street Fighter II foi bem conturbada. Bem problemática mesmo.
Começa
que a equipe que desenvolveu o Street Fighter original não foi mantida.
Pois é…vários dos desenvolvedores originais de Street Fighter foram
parar sabe onde? Na SNK.
Com isso, a equipe que criou Street Fighter II
foi uma equipe totalmente diferente. O resultado também foi um jogo totalmente diferente e revolucionário.
STREET FIGHTER II COM CONTROLE DE 3 BOTÕES?
Quem pegou essa época deve se lembrar que os controles dos primeiros consoles caseiros foram concebidos com poucos botões. Mesmo saindo do 8-bits para os 16-bits, a SEGA lançou o Mega Drive/Genesis com apenas 3 botões, o direcional e um botão start. Mais tarde, foi lançado um ótimo controle de 6 botões para o console. Mas como faziam os jogadores que ainda tinham apenas o controle de 3 botões? Ficaram de fora? Não conseguiram jogar Street Fighter II? Sim! Conseguiram! A solução que encontraram foi usar o botão iniciar/start como botão para chavear entre os 3 de soco e os 3 de chute. Haja coordenação motora para jogar SF II com o controle clássico deste console. Mesmo assim, vale a pena o desafio.
FINALIZANDO
Não dá para passar pelos jogos de luta sem conhecer SF II. Ele definiu o que seria usado depois por todos os jogos de luta que vieram depois. Tem todos os ingredientes para desafiar o jogador e também para que haja disputas épicas entre os jogadores. Houve também campeonatos mundiais e filas para bater jogadores fora de série nessa época. Depois isso foi parar nos consoles caseiros com bastante jogatina. Legal que algumas versões revitalizaram os clássicos dando a chance de disputas online.
Logicamente que temos muita história para contar sobre esse jogo. Mas vamos terminando por aqui.
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