Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

sábado, 25 de novembro de 2023

COMO SINCRONIZAR O LINUX COM O GOOGLE DRIVE

 COMO SINCRONIZAR O LINUX  COM O GOOGLE DRIVE(MÉTODO SIMPLES. SEM CLI)

Quem me acompanha pelo ex-twitter e pela Mastodon sabe do trauma recente que passei...de perda total de dados e backups parciais ou muito, muito antigos. Realmente bateu o desespero. Então, resolvi criar scripts de automatização de backups da

home/user e do sistema operacional inteiro. Afinal, não dá para confiar na nossa memória e tempo disponível. À vezes, a correria  é tanta que a gente pode não se lembrar de tarefas simples como backups regulares de coisas importantes. 

Introdução

Então, chegamos ao ponto de hoje. Além de criar backups regulares e replicar esses backups em vários armazenamentos diferentes é interessante colocar backups de arquivos e pastas específicos na nuvem também.

É uma camada a mais de segurança para dados sensíveis e arquivos que podem ser muito raros. Como disse em outro post, é muito importante diversificar o destino do backup. Não é uma boa salvar sempre no mesmo lugar...SSDs, HDDs e pendrives não duram para sempre.

A luta 

Bom, comecei a caça para integração dos gerenciadores de arquivo com o Google Drive. Falhei miseravelmente. Havia soluções até com uso de linha de comando. Tinha opção não livre. Fiquei incomodado com essas opções e não consegui essa integração. Engraçado que isso era tão simples na época da moda do Dropbox. Também não estava nem um pouco afim de ficar usando CLI somente para isso.

Esbarrando na solução

Desisti de ficar pesquisando na internet e fui tateando pelo gerenciador de pacotes Aptitude. Já conhecia o Google Online Accounts, mas não usava. Não uso o ambiente Gnome completo. Só um software ou outro. Então, vi uma informação interessante no próprio Gnome Online Accounts:

Já sabia que integrava perfeitamente com o Nautilus, mas teria de instalar muitos pacotes extras e já tenho o Nemo instalado aqui. Nautilus e Nemo são gerenciadores de arquivos no Linux.

Instalar esse pacote não foi o suficiente. Precisamos de pacotes extras para funcionar perfeitamente no Cinnamon e no Nemo.

Mãos à obra

Vamos aos pacotes necessários para colocar essa criança pra funcionar redondo no Linux.

Primeiro instalamos o Gnome Online Accounts:

$ sudo apt-get install gnome-online-accounts

Dá um monte de erros se tentar usar no Cinnamon com o Nemo. Então, precisamos de mais um pacote para integração:

$ sudo apt-get install cinnamon-control-center-goa

Pode dar erro de gravar ou carregar as credenciais depois que você configurar sua conta no painel do Gnome Online Accounts. E toda hora pedir para logar de novo.
Pra fechar: 

$ sudo apt-get install gnome-keyring

Não sei se funciona com outros chaveiros. Importante testar para evitar instalar pacotes desnecessários ou misturar muito(KDE com Gnome e Cinnamon).

Testando

Se você não instalar o  cinnamon-control-center-goa o programa vai abrir assim:

Sem opções para adicionar contas.

Deve ficar assim:

Basta escolher uma opção e seguir o passo a passo para logar no seu Google Drive. Nessa imagem já está configurado. Não vou mostrar aqui porque é bem simples. Se tiver com autorizações em 2 passos pode ser que surja uma notificação no seu celular ou por e-mail para autorizar o dispositivo.

Ah, se você não tiver definido uma senha para o chaveiro você vai precisar fazer isso. Caso não lembre você pode precisar resetar a senha do gnome keyring. Você pode apagar o arquivo correspondente ou usar o seahorse para deletar e criar de novo. De qualquer maneira, ao deletar não precisaria criar você mesmo. Ele vai pedir para criar quando for finalizar o processo de adicionar a conta.

Tem uma troca de ideias sobre isso aqui:
https://ubuntu-tutorials.com/2007/07/06/clearing-or-resetting-the-gnome-keyring/

Abrindo o Nemo

Clicando em Network>sua conta do Google Drive, você vai ver normalmente duas pastas: Compartilhado comigo e Meu Drive. Para evitar erros na transferência de arquivos, entre na pasta Meu Drive e já pode gerenciar arquivos remotos e locais(transferindo para lá) com o seu Google Drive no Linux. No Nemo tem opção de adicionar aos favoritos. O que agiliza o acesso à pasta Meu Drive.

Finalizando

No começo teve luta, mas depois vimos que o processo é bem simples. Basta a instalação de dois pacotes, um extra caso não esteja instalado no seu sistema. Agora podemos continuar com nossos esquemas de backup e adicionar uma opção de backup na nuvem.

Espero que tenha ajudado e que tenham gostado.

Posts relacionados que podem ajudar também:

https://www.meurefugionerd.com/2023/11/linux-como-criar-backup-da-home-user.html 

https://www.meurefugionerd.com/2023/08/criar-pendrive-bootavel-a-partir-do-sistema-instalado.html

Gostou?

Inscreva-se no  meu canal:

@MeuRefugioNerd

Paga um cafezinho para mim?
https://livepix.gg/meurefugionerd 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhpAosU9eigUPy5y3CA1nnuM5iJ_jKpqbWfmlX64STM719j4H3z1MxSzcQZESICaq9UpuVGf-bg-vuyt5GYPO2e5DIw6giBO6V_jrnPU7baPhn--Zef4kt6geqS66g1ODUNNIfaYeSnKojwbT_SkcD9ZZXWe6cb90rBzP6BfRaahpsdtUlEmbPpwhGp674W

INÍCIO

Mais lidas: